N. SHRA RAINHA DA PAZ

A ORIGEM DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA PAZ 

Segundo a tradição, no ano de 1682, alguns mercadores encontraram na vila do Mar do Sul salvadorenho uma caixa abandonada; tão bem fechada que não conseguiram abri-la com ferramentas. Certos de que continha algum objeto valioso, levaram-na para a cidade de São Miguel, onde encontrariam recursos para abri-la. Puseram a caixa no lombo de um burro e iniciaram uma longa e perigosa viagem até chegarem à cidade no dia 21 de novembro. Visando garantir a posse do provável tesouro, dirigiram-se primeiramente às autoridades do lugar para lhes comunicar o achado; ao passarem diante da igreja paroquial, hoje Catedral, o burro deitou-se por terra decidida a não mais se levantar. Sem nenhum esforço conseguiram abrir a caixa que continha uma formosa imagem de Nossa Senhora com o Menino nos braços. A origem da imagem permanece misteriosa e envolta em lenda. Nunca se pôde descobrir qual seria o destino daquela caixa, nem como chegou ao território salvadorenho. Conta-se que no momento em que retiravam a imagem ocorria uma violenta luta entre os habitantes da região. Ao terem notícia do milagroso achado, todos depuseram as armas e imediatamente cessaram as hostilidades; também se relata que nas lutas fratricidas de 1883, o lado vitorioso, em vez de promover represálias, como se esperava, fez colocar a abençoada imagem no átrio da paróquia e, aos pés de Maria, jurou solenemente não guardar rancores e extirpar o ódio dos corações para que a paz gerasse fraternidade e reconciliação. Por isso deram à imagem o título de Nossa Senhora da Paz, cuja festa é celebrada no dia 21 de novembro, para recordar sua chegada a São Miguel. A imagem é de tamanho regular. Talhada em madeira e vestida de roupas brancas, tem à frente um bordado com o escudo nacional da República de Salvador. A imagem tem na mão uma palma de ouro, como lembrança da erupção do vulcão Chaparrastique, que ameaçou transformar a cidade num mar de lava ardente. Os atemorizados habitantes de São Miguel colocaram a imagem de Nossa Senhora da Paz na porta principal da Catedral e no mesmo instante a forte corrente de lava mudou de direção, afastando-se da cidade. No ponto exato onde a lava mudou seu rumo há um povoado chamado "Milagro de la Paz". Isto ocorreu no dia 21 de setembro de 1787. Neste dia todos testemunharam que a fumaça que saia do vulcão formava uma palma. Vendo nisto um sinal da proteção da Virgem, o povo resolveu colocar em sua mão uma palma de ouro, semelhante a que contemplaram no céu. A coroação canônica da imagem ocorreu no dia 21 de novembro de 1921. O ourives que confeccionou a coroa da Virgem empregou 650 gramas de ouro e muitas pedras preciosas, entre as quais se destaca uma grande esmeralda cercada de brilhantes. O novo templo dedicado a Nossa Senhora da Paz foi concluído em 1953.

(O texto acima foi recolhido do site, NOSSA SENHORA DE TODOS OS POVOS, cuja exaustiva pesquisa é trabalho de Pe. Antônio Damásio Rêgo Filho e Luis Fernando Kieça. Nos links abaixo, há um para esse belíssimo e bem construído site, onde você encontrará a melhor descrição dos título de Nossa Senhora.)


FESTA DE NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ

Festa: 25 de junho. Comemora-se todo dia 25.

Centenas de curas milagrosas estão documentadas. As curas espirituais e as conversões ocorrem de forma constante e torrencial. As mensagens dadas por Nossa Senhora em Mediugórie são um urgente apelo à paz, conversão, oração, jejum e vida sacramental.Desde 24 de junho de 1981, Nossa Senhora vem aparecendo diariamente, em Medjugorge (Bósnia-Herzegóvina), às 17h40 (13h40, em Brasília). Ela se apresenta como Rainha da Paz e faz ao mundo um último apelo à conversão, através de 6 jovens: Jakov (Iákov), Ivanka, Ivan (ívan), Marija (Mariia), Mirjana (Miriana) e Vicka (Vítiska). São as mais longas e mais intensas aparições da nossa história e Nossa Senhora diz que estas são as últimas. A Virgem Maria aparece como uma lindíssima jovem. Sua voz é harmoniosa, parece uma canção; tem cabelos longos e escuros, olhos azuis e face rosada. Usa, normalmente, um vestido de cor cinza e véu branco. Sobre a cabeça, uma coroa de 12 estrelas. Os pés estão apoiados em nuvem que não toca o chão.

A RAINHA DO UNIVERSO

1। A devoção popular invoca Maria como Rainha। O Concílio, depois de ter recordado a assunção da Virgem “à glória celeste em corpo e alma”, explica que Ela foi “exaltada por Deus como Rainha do universo para assim se conformar mais plenamente com seu FiIho, Senhor dos senhores (cf. Ap 19, 16) e vencedor do pecado e da morte” (LG, 59). Com efeito, a partir do século V, quase no mesmo período em que o Concílio de Éfeso a proclama “Mãe de Deus”, começa-se a atribuir a Maria o título de Rainha. O povo cristão, com esse ulterior reconhecimento da sua excelsa dignidade, quer colocá-la acima de todas as criaturas, exaltando a sua função e importância na vida de cada pessoa individualmente e do mundo inteiro. Mas já num fragmento de homilia, atribuído a Origines, aparece este comentário às palavras pronunciadas por Isabel na Visitação: ´Eu é que deveria vir a ti, porque és bendita acima de todas as mulheres, tu, a Mãe do meu Senhor, tu, minha Senhora´ (Fragmenta, PG 13, 1902 D). Neste texto, passa-se espontaneamente da expressão “a Mãe do meu Senhor”, ao apelativo “minha Senhora”, antecipando quanto declarará mais tarde São João Damasceno, que atribui a Maria o título de “Soberana”: “Quando se tornou Mãe do Criador, tornou-se verdadeiramente a soberana de todas as criaturas” (De fide orthodoxa, 4, 14, PG 94, 1157)

2)O meu Venerado Predecessor Pio XII, na Encíclica Ad coeli Reginam, à qual faz referência o texto da Constituição Lumen gentium, indica como fundamento da realeza de Maria além da maternidade, a cooperação na obra da redenção। A Encíclica recorda o texto litúrgico: “Santa Maria, Rainha do céu e Soberana do mundo, participava no sofrimento, junto da Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (AAS 46 [1954] 634)। Ela estabelece depois uma analogia entre Maria e Cristo, a qual nos ajuda a compreender o significado da realeza da Virgem: Cristo é rei não só porque é Filho de Deus, mas também porque é redentor; Maria é rainha não só porque é Mãe de Deus, mas também porque, associa-se como nova Eva ao novo Adão, cooperou na obra da redenção do gênero humano” (AAS 46 [1954] 635). No Evangelho de Marcos lemos que no dia da Ascensão o Senhor Jesus “foi arrebatado para Deus’ (16, 19). Na linguagem bíblica, “sentar-se à direita de Deus” significa compartilhar o Seu poder soberano. Ao sentar-Se “à direita do Pai”, Ele instaura o Seu reino, o Reino de Deus. Elevada ao Céu, Maria é associada ao poder de seu Filho e dedica-se à extensão do Reino, participando na difusão da graça divina no mundo. Olhando para a analogia entre a Ascensão de Cristo e a Assunção de Maria, podemos concluir que, em dependência de Cristo, Maria é a rainha que possui e exerce sobre o universo uma soberania, que lhe foi dada pelo seu próprio Filho.

3। O título de Rainha não substitui certamente o de Mãe: a sua realeza permanece um corolário da sua peculiar missão materna, e exprime simplesmente o poder que lhe foi conferido para exercer essa missão. Ao citar a Bula Inefabilis Deus, de Pio IX, o sumo Pontífice põe em evidência esta dimensão materna da realeza da Virgem: “Tendo por nós um afeto materno e assumindo os interesses da nossa salvação, Ela estende ao gênero humano inteiro a sua solicitude. Estabelecida pelo Senhor como Rainha do céu e da terra, elevada acima de todos os coros dos Anjos e de toda a hierarquia celeste dos Santos, ao sentar-se à direita do seu único Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, Ela obtém como grande certeza aquilo que pede com as suas súplicas maternas; aquilo que procura, encontra-o e não lhe pode falta” (AAS 46 [1954] 636´637).

4। Os cristãos olham, portanto, com confiança para Maria Rainha, e isto não só diminui, mas antes exalta o seu abandono filial naquela que é mãe na ordem da graça. Antes, a solicitude de Maria Rainha pelos homens pode ser eficaz de maneira plena, precisamente em virtude do estado glorioso conseqüente da Assunção. Bem o põe em evidência São Germano de Constantinopla, o qual pensa que esse estado assegura a íntima relação de Maria com seu Filho e torna possível a sua intercessão em nosso favor. Ele acrescenta, ao dirigir-se a Maria; Cristo quis “ter, por assim dizer, a proximidade dos teus lábios e do teu coração; desta maneira Ele atende a todos os desejos que Lhe exprimes, quando sofres pelos teus filhos, e Ele realiza, com o Seu poder divino, tudo o que Lhe pedes” (Hom. 1, PG 98, 348).

5. Pode-se concluir que a Assunção favorece a plena comunhão de Maria não só com Cristo, mas com cada um de nós; Ela está ao nosso lado, porque o seu estado glorioso lhe permite acompanhar-nos no nosso itinerário terreno diário. Como lemos ainda em São Germano: “Tu habitas espiritualmente conosco e a grandeza da tua vigilância sobre nós faz ressaltar a tua comunidade de vida conosco” (Hom. 1, PG 98, 344). Longe, portanto, de criar distância entre nós e Ela, o estado glorioso de Maria suscita uma aproximação contínua e solícita. Ela conhece tudo o que acontece na nossa existência e sustenta-nos com amor materno nas provas da vida. Elevada à glória celeste, Maria dedica-se totalmente à obra da salvação, para comunicar a cada vivente a felicidade que lhe foi concedida. É uma Rainha que dá tudo aquilo que possui, comunicando, sobretudo a vida e o amor de Cristo.
Fonte: Ed. Cleofas
Com * L´Osservatore Romano, ed. port. n.30, 26/07/1997, pag. 8(348)

DISTINÇÃO OPORTUNA ENTRE NOSSA SENHORA DA PAZ 
E NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ

NOSSA SENHORA DA PAZ É REPRESENTADA PELA IMAGEM QUE ESTÁ ACIMA, SEU ÍCONE TRADICIONAL, EM QUE APARECE PORTANDO UM RAMO DE OLIVEIRA NA MÃO DIREITA E SEGURANDO NA ESQUERDA O MENINO JESUS QUE AMPARA O GLOBO TERRESTRE SUAVEMENTE.NOSSA SENHORA DA PAZ É DEVOÇÃO DIFERENTE DE OUTRO TÍTULO HONORÍFICO DE MARIA SANTÍSSIMA, O ATUALÍSSIMO TÍTULO DE NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ, IDENTIFICADA COM NOSSA SENHORA DE MEDJUGORGE-IMAGEM QUE ESTÁ ABAIXO - ÍCONE QUE MOSTRA UMA JOEM MULHER COM VÉU ESVOAÇANTE SIMBOLIZANDO OS AGITADOS TEMPOS EM QUE VIVEMOS, SEU VESTIDO NORMALMENTE É CINZA, ELA APARECE SOBRE NUVEM QUE NÃO TOCA O CHÃO E NO CÉU ACIMA APARECE A PALAVRA EM LÍNGUA CROATA"MIR" QUE SIGNIFICA "PAZ".

TODAS AS NOSSAS SENHORAS SÃO A MESMA MÃE DE DEUS! ESTE SITE É FRUTO DE UMA DOCE DEVOÇÃO E AMOR FILIAL A NOSSA SENHORA DA PAZ E TAMBÉM À SUA MAIS RECENTE DEVOÇÃO SOB O TÍTULO RAINHA DA PAZ, PORQUE PODEMOS SER TESTEMUNHAS DO AMOR E MUITAS GRAÇAS DE NOSSA SENHORA SOB QUALQUER TÍTULO COM QUE SE A INVOQUE.

 Fonte: http://senhoradapaz.sites.uol.com.br/distin.htm